O Ministério da Justiça identificou sinais de que o Amazonas vive uma seríssima crise na Segurança Pública, com uma guerra sanguinária entre facções criminosas que disputam territórios, deixando atônitos moradores da capital e de vários municípios do interior. Mesmo que a Secretaria de Segurança Pública não se pronuncie sobre o tema, o ministro Flávio Dino decidiu agir e anunciou a transferência de 13 presos do sistema prisional do Amazonas para presídios federais.
Dino disse que a medida se dá em razão de disputas de facções no Estado. Segundo ele, a transferência deve ajudar no enfrentamento à crise de segurança no Amazonas e evitar um agravamento da situação. “Nós temos uma crise de segurança pública, envolvendo disputa entre facções. E nós estamos, hoje, avançando, por intermédio da Polícia Penal Federal, na transferência de presos do sistema penitenciário estadual para o sistema penitenciário federal”, explicou.
O governador Wilson Lima (União Brasil), que retornou ontem de uma viagem de férias, ainda não se manifestou sobre o assunto. Na última sexta-feira (21), Dino conversou com o governador em exercício, Tadeu de Souza (Avante), e com o secretário de Segurança, o general Carlos Alberto Mansur, durante solenidade de lançamento de um Plano Nacional de Segurança. Não foi divulgado o teor da conversa.
Comentarios