A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), registrou, nesta semana, aumento no número de casos da Covid-19 devido ao início das festas de Carnaval.
Sem nem mesmo ter terminado o mês de fevereiro, porém já se observa o triplo do número de casos registrados em janeiro. De 1º de fevereiro até sexta-feira (17), foram 2.106 diagnósticos de covid no Amazonas. No mês passado inteiro, houve 517 casos confirmados.
Também houve aumento nas hospitalizações devido à Covid: entre 1 e 16 de fevereiro, 99 pacientes foram internados, enquanto em janeiro foram registradas apenas 18 internações – uma alta de 450%.
Casos de síndrome gripal
Segundo o informe da Fundação deste sábado (18), durante o Carnaval na Floresta, no Sambódromo de Manaus, foram realizados 7 atendimentos, sendo 5 no sambódromo e 2 no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na zona oeste da capital, que é a unidade de retaguarda para o evento.
Desses 7 atendimentos, 4 são trabalhadores do evento e 3 brincantes da festa. Todos são moradores de Manaus. Entre os atendidos, 3 têm 3 doses de vacina contra a Covid-19, 3 têm 4 doses e 1 não informou o status vacinal.
São 5 homens e 2 mulheres, com idades entre 15 e 64 anos. Foram realizados 5 testes para detecção de Covid-19, que apresentaram resultado negativo.
As pessoas atendidas apresentaram Síndrome Gripal, com sintomas de dor de cabeça, febre, tontura, falta de ar, mal-estar, pressão alta, dor torácica, dor abdominal e desmaio. Foram realizados aferição de pressão arterial, atendimento médico e de enfermagem.
Assistência
A SES-AM instalou ambulatórios para dar suporte durante os desfiles das escolas de samba de Manaus, que seguem até este sábado (18), no Sambódromo. A estrutura tem dois leitos e conta com equipe multiprofissional de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento aos foliões.
Para casos de maior gravidade, uma Ambulância de Suporte Básico (USB) e uma ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), estarão disponíveis em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para prestar socorro em casos de urgência e emergência.
A unidade de retaguarda é o SPA Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e pronto-socorros da capital.
Comments