Amazonas FC vence Portuguesa e garante o acesso inédito para a série C 2023
- blogdojucem
- 28 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

A tarde deste domingo, 28 de agosto de 2022, ficará marcada na cabeça do torcedor e na história do futebol amazonense. O Amazonas FC venceu por 3 a 2 o Portuguesa (RJ), em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D. Os gols da partida saíram dos pés de Iuri Ferraz, Miliano e Ruan. Luan marcou os dois para os visitantes.
O resultado garante o time amazonense na terceira divisão do Brasileiro em 2023. Fundado em 2019, o Aurinegro da Zona Leste, conquista o acesso para a terceira divisão nacional logo na primeira vez que participou da Série D do Campeonato Brasileiro.
A Onça se junta a Pouso Alegre (MG), América (RN) e São Bernardo (SP), destes, o time amazonense é o que tem a melhor campanha. Na competição, o time fez 20 jogos, conquistou 12 vitórias, sete empates e apenas uma derrota ainda na primeira fase. O ataque marcou 46 gols e sofreu 18 e tem o artilheiro e vice da Série D: Ítalo (11 gols) e Rafael Tavares (10 gols).
Agora, a Onça-Pintada joga a seminal da quarta divisão, contra o Pouco Alegre (MG), e decide em casa por ter a melhor campanha do torneio.
O jogo
Era o jogo da vida de Amazonas e Portuguesa. Uma simples vitória garantia para o tão sonhado acesso à terceira divisão do Brasileiro. Para a alegria da massa aurinegra, aos sete minutos, foi marcado escanteio para o time amazonense. Miliano, foi na bola e lançou para pequena área. Quem estava atento era o Iuri Ferraz. De cabeça, o lateral direito balançou a rede, para a explosão dos cinco mil torcedores que estavam presentes.
O time do Rio tentava furar a linha de defesa da Onça. Bruno e Dija levava as bolas perigosas para os domínios de Luiz Henrique, porém, a jogada parava no zaga.
A emoção era muita para mais um feito. Aos 19 minutos do primeiro, Miliano novamente foi na bola, desta vez, para bater uma falta, e adivinha? A bola entrou direto. O árbitro Leandro Vuaden, ainda solicitou auxílio do Var para verificar o gol. Após a checagem, a validação foi efetivada.
É, era o dia do time da zona Leste de Manaus. A jogada parecia comum, até que, Ítalo da uma casquinha para Ruan, que ampliou o placar para 3 a 0, aos 38 minutos da primeira etapa. O camisa 11, ajeitou e bateu da entrada da área.
O visitante trabalhava a bola, fazia os passes, mas não saia disso. As chances do Portuguesa vinham mais de bolas paradas, outra alternativa sem êxito.
A primeira etapa foi até aos 51 minutos. O resultado parcial ficou em Amazonas 3 a 0 Portuguesa.
Segundo tempo: A consagração.
O Rubro-Verde voltou do intervalo mais esperto, recuando o time da Onça-Pintada.
E veio resposta aos 13 minutos. Ruan saiu na velocidade pela lateral direita, arrastou até a grande área, achou o artilheiro da competição, Ítalo, que chutou e a bola saiu tirando tinta da trave.
Logo mais, foi a vez de Miliano quase marcar novamente, onde cobriu o goleiro Paulo Henrique, mas a bola foi para fora. Aos 23 minutos, o time carioca marcou. Luan, que tinha acabado de entrar no lugar de Dija Baiano, diminuiu para os visitantes. Aos 46, os cariocas ainda marcaram o segundo. Luan de novo, deixou em 3 a 2.
Apesar de todo drama do jogo, o Amazonas está garantido à Série C do Campeonato Brasileiro em 2023.
Ficha Técnica
Amazonas: Luiz Henrique, Yuri Ferraz, Alison, Luis Gustavo, Henrique Ávila, Christian (Dedeco), Italo (Figueroa), Rafael, Ruan (Robertinho), Miliano (Lucão) e Judá. Técnico - Rafael Lacerda
Portuguesa Paulo Henrique, Watson, Sidney, Leandro Amaro, Lucas Santos, Bruno, Dija (Luan), Netinho, Cafú, Iskilo e Emerson. Técnico - Felipe Surian
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Estádio: Carlos Zamith
Gols: Iuri Ferraz 7 min, Miliano 19, Ruan 38 do 1°T (Amazonas); Luan 23 e 46 do 2° T (Portuguesa)

コメント