No Amazonas, 76% dos pequenos empreendedores usam redes sociais, aplicativos ou outras ferramentas da internet para vender seus produtos. Nacionalmente, esse percentual é de 69%.
Os dados são da 3ª edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”.
Pix
A pesquisa também mostrou que o Pix é a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes de 50% dos empreendedores ouvidos no Amazonas (MEI, ME e EPP). O percentual está acima da média nacional, que é de 41%.
Faturamento
Questionados sobre seu faturamento em abril, na comparação com o mesmo mês em 2022, 38% dos pequenos empreendedores do Amazonas disseram que tiveram queda. Outros 30% disseram que o faturamento permaneceu igual e 27% relatam aumento no faturamento.
Clientela
Entre os entrevistados do Amazonas, 53% disseram que a maioria dos seus clientes estão na cidade onde o empreendimento está sediado.
Outros 33% disseram que seus clientes estão, em sua maioria, no bairro onde a empresa está instalada e 9% no Estado. Do total, 2% disseram que a maior parte dos seus clientes está em outros estados.
A média nacional é de 53% nas cidades, 20% nos bairros e 18% no estado.
Empréstimos e dívidas
No Amazonas, 37% dos pequenos empreendedores entrevistados disseram ter empréstimos ou dívidas com pagamentos em dia. Outros 34% relataram estar com parcelas em atraso e 29% disseram não ter dívidas ou empréstimos.
Avaliação do cenário atual
Os pequenos empresários também foram perguntados sobre qual frases melhor representam a situação em que vivem agora.
A pesquisa mostra que o amazonense está ligeiramente mais otimista que a média nacional, considerando que 30% estão animados com novas oportunidades ou consideram que “o pior já passou”, contra 29% da média nacional.
Confira as respostas:
Frase
Os desafios provocaram mudanças que foram valiosas para o meu negócio
Amazonas Média do Brasil
29% 26%
Animado com as novas oportunidades
Amazonas Média do Brasil
23% 20%
Ainda tenho muitas dificuldades para manter meu negócio
Amazonas Média do Brasil
40% 45%
O pior já passou
Amazonas Média do Brasil
7% 9%
Fonte: Sebrae e IBGE
Sobre a pesquisa
A pesquisa é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento coletou dados entre os dias 24 de abril e 2 de maio de 2023, por meio de formulário on-line.
Ao todo, 7.537 empreendedores responderam aos formulários em 26 estados e do Distrito Federal. No Amazonas, 160 empreendedores responderam aos formulários.
O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais e o intervalo de confiança é de 95%.
Comments