O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou após reunião da Comissão Executiva do PSB, em Brasília, que a escolha do modelo tributário do país será com base na preservação da Zona Franca de Manaus.
Na ocasião, Alckmin também disse que a reforma busca neutralidade com simplificação tributária.
“A proposta da Reforma Tributária não é tirar de um e dar para outro, ela busca neutralidade, né? E o que se procura é simplificação tributária. O mundo inteiro tem IVA (Imposto Sobre Valor Agregado). Você ter cinco tributos em cima de consumo, é muita coisa. Então, no mundo inteiro você tem IVA. Aqui o que está se discutindo é se vai ser um IVA, que é a PEC 45 ou o IVA dual, em que se separa o ICMS”, afirmou o vice-presidente, ressaltando que “esse trabalho todo” em definir o modelo tributário está ocorrendo com “o objetivo de preservar a competitividade da Zona Franca de Manaus”.
Ontem (8), o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, afirmou durante a reunião do grupo de trabalho que era definir o modelo, na Câmara dos Deputados, que estão sendo estudados “novas alternativas econômicas” para o polo industrial da capital amazonense, chegando a propor um “polo de software” para a região.
Comments