A Polícia Federal realizou, em conjunto com o Procon-AM e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, realizou ontem em Manaus uma operação para identificar e reprimir possíveis prática de crime de cartel praticado por postos de combustíveis na capital do Amazonas. A ação levou o nome de “Cartel Zero” e promete render finalmente algum fruto para permitir a livre concorrência no setor, já que hoje os postos de diferentes bandeiras praticam o mesmo preço na bomba.
Os focos são postos de combustíveis de diferentes franquias, selecionados aleatoriamente, utilizando-se a técnica de amostragem, que embasará a análise dos principais postos fornecedores da capital amazonense. A Polícia Federal entende que essa ação conjunta contribui para o combate e a
prevenção do crime de cartel, garantindo a proteção dos direitos dos consumidores e a promoção de um ambiente concorrencial correto no setor.
A Assembleia Legislativa já havia realizado uma CPI para investigar o setor, sem resultado prático, e o Procon-AM costuma notifica os postos cada vez que eles aumentam preços em conjunto, sem grandes efeitos. Espera-se que, com a entrada da Polícia Federal no assunto o cartel seja efetivamente desfeito.
Comments